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[Case Marketing B2B] Empresa SaaS Aumenta o Faturamento em 88% em 12 Meses

Após ampliar a comunicação com seus potenciais clientes (os chamados leads) por meio de estratégias para geração de conteúdo digital, a GestQual aumentou o faturamento em 88% em 12 meses. A cartela de clientes também cresceu e ultrapassou a casa dos 90%.

Sediada em São Gonçalo (RJ), a GestQual desenvolveu – e comercializa – um software de Gestão da Qualidade para simplificar a rotina de gestores e analistas da garantia da qualidade e demais colaboradores de empresas de diversos segmentos, tais como saúde, prestação de serviços, agronegócio, entre outras.

Por meio de uma comunicação estratégica e do alinhamento comercial, que se deu a partir de uma maior aproximação entre Like Leads e GestQual, a empresa vem revelando para os leads a qualidade do serviço prestado, o atendimento diferenciado e o aumento da produtividade que a correta utilização do software pode promover.  

O resultado dessa parceria, você confere a seguir.

O cliente da Like Leads

A necessidade de mapeamento dos processos e de uma implantação da gestão da qualidade de maneira mais fluida, levou o Grupo Kovalent a buscar internamente ferramentas que simplificassem a coleta de dados e a modelagem dos processos. Assim nasceu a ideia de criar soluções tecnológicas para auxiliar os colaboradores na Gestão da Qualidade.

Durante dois anos, o Grupo desenvolveu novas ferramentas como Controle de Documentos, Controle de Registros e Controle de Não Conformidades, inclusive elogiadas por auditores externos da qualidade, que estimularam o anseio por comercializar tais soluções. Então, João Paulo Janoni e Leonardo Alves começaram a planejar o nascimento da GestQual.

Foi preciso profissionalizar e modernizar a ferramenta, reescrevendo-a em linguagem Web, missão assumida pelo programador Elias Sousa, que em pouco tempo se tornou o novo sócio da empresa. Em 2016, a chegada do primeiro cliente consolidou no mercado a GestQual Desenvolvimento de Software Ltda. A Plastlabor, fabricante de produtos para análise microbiológica, abriu o caminho, mais tarde trilhado por dezenas de empresas que queriam automatizar a Gestão da Qualidade com eficiência e segurança.

Atualmente, a GestQual comercializa 11 módulos de Gestão da Qualidade, disponibilizados sob demanda. Além da Plastlabor – que segue fiel à solução tecnológica – a GestQual conta com uma importante carteira de clientes em diversas regiões do país.

O desafio

Estabelecer uma estratégia de marketing digital que explicasse as soluções da GestQual de maneira simples, mas com convicção de sua eficácia, era o principal desafio. A utilização de ferramentas digitais e redes sociais para produção de conteúdo precisava ser assertiva para ampliar a interação com os leads.

A presença digital da empresa deveria crescer tanto quanto a solução oferecida. O desafio era conquistar contatos (leads) qualificados por meio do digital para auxiliar a GestQual a expandir seus negócios.

Os primeiros passos foram dados por meio da reformulação da estratégia de posicionamento digital e produção de conteúdo. Com foco em diferentes canais digitais (LinkedIn, Instagram, Facebook, Youtube) e em indexação de conteúdo especializado no blog da empresa.

A solução

Em julho de 2022, a Like Leads iniciou uma reorganização das mídias digitais, com novas propostas de arte e conteúdo. Além disso, realizou um trabalho multiplataforma, ajustando os filtros conforme a realidade, para atrair leads qualificados e abrir as portas para atuação dos consultores B2B da Gestqual.

A reestruturação incluiu:

  • Organização e gestão da base de contatos (leads) e elaboração de novos pontos de entrada: formulários, landing pages etc.;
  • Ajuste nas redes sociais – Facebook, Instagram, LinkedIn e reativação do YouTube;
  • Alinhamento das Campanhas Digitais de Performance, com público segmentado conforme a estratégia: Google Ads e LinkedIn Ads;
  • Mapeamento e estruturação do funil de vendas;
  • Automatização das rotinas de rankeamento e pontuação;
  • Organização do CRM, acompanhamento e monitoramento com reuniões periódicas para análise de resultados;
  • Produção de artigos mais elaborados e com aplicação das técnicas de SEO com foco em indexação de tráfego orgânico;
  • Engajamento e nutrição de leads com comunicação recorrente;
  • Materiais audiovisuais como lives e Video Talks (Papo de Qualidade) para gerar novos contatos e reforçar a autoridade de marca no setor.

“A aproximação entre as equipes Like Leads e GestQual foi fundamental para a definição de uma estratégia conjunta a fim de promover um alinhamento comercial e estabelecer as melhores abordagens dos potenciais clientes”, ressalta Elias Sousa, Gerente de Desenvolvimento e Suporte da GestQual.

Os resultados

Já no primeiro ano de trabalho, os resultados foram significativos:

  • Aumento de 91% na cartela de clientes;
  • Crescimento de 88% do faturamento da GestQual;
  • Base de milhares de leads criados ou nutridos, entre laboratórios, indústrias e outras instituições na área da Saúde;
  • Dezenas de oportunidades mensais, oriundas de inscrições pelo site ou de landing pages para eventos como webinar;
  • Milhares de seguidores, alcance e visualizações em todas as redes sociais, com destaque para o Linkedin, principal rede de conexão para o mercado B2B;
  • Reforço de percepção de autoridade e engajamento de decisores em laboratórios, indústrias e outras instituições de Saúde em todo o país;
  • Mesmo em tão pouco tempo, a parceria Like Leads – GestQual rendeu ótimos frutos e se fortalece a cada dia com a perspectiva de crescimento de resultados mês a mês.

A Like Leads

Criada em 2019, a Like Leads é uma agência especializada em gerar negócios, por meio da produção de conteúdo e estratégias digitais, como inbound e outbound marketing, atendendo empresas brasileiras e multinacionais, com conteúdos em diferentes idiomas.

 O núcleo de saúde da Like Leads conta com redatores e profissionais especializados para atender diferentes nichos do setor, principalmente empresas com DNA de inovação, como é o caso de health techs.

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